Notícia

Presidente do CIGRESCOR reúne equipe e busca parceria com o Projeto Cooperar.

por Ascom Publicado em 14/02/2017 às 16:30

Na manhã dessa segunda-feira (13) aconteceu um encontro no auditório da Sede do Projeto Cooperar, em Cabedelo, entre o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos do Cariri Oriental e Regiões (CIGRESCOR) e o Projeto Cooperar. O encontro foi estimulado pelo coordenador do Núcleo de Engenharia do Cooperar Francisco Costa, que viu na preocupação da nova gestão de Barra de São Miguel com a problemática dos resíduos sólidos a oportunidade ideal para formação de uma parceria entre as instituições, e foi responsável por abrir o encontro. 

 O encontro seguiu com uma breve apresentação do Projeto Cidade Pró-Catador – projeto que visa fazer parcerias com municípios e consórcios intermunicipais de modo a fornecer apoio técnico e financeiro, na forma de capacitações de pessoal e disponibilização de recursos para estruturação de sistemas de gestão integrada de resíduos sólidos – feita pelo Sr. Roberto da Costa Vidal, Secretário Executivo do Cooperar. Em sua fala, Sr. Roberto Vidal deixou claro que o Cooperar pretende beneficiar 50 municípios de menores índices de vulnerabilidade agroclimática, com galpões equipados para triagem de resíduos, pátios de compostagem de resíduos orgânicos putrescíveis e aterros sanitários. 

 A equipe do CIGRESCOR, representada pela Secretária Executiva Maria do Socorro Barbosa do Carmo e pelo engenheiro sanitarista e ambiental, foi apresentada pelo presidente João Batista Truta, que, de antemão, destacou a importância do encontro, e esta fez uma apresentação sucinta do que é a instituição hoje, mostrando quais municípios integram e as principais informações gerais sobre estes, bem como das ações a serem realizadas imediatamente – com destaque para elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – e a curto prazo por esta, para sensibilização do pessoal do Cooperar presente, e as potencialidades e carências dos municípios e do consórcio como um todo. Em seguida, o Coordenador Municipal de Desenvolvimento Ambiental, Sustentabilidade e Resíduos Sólidos, José Batista Filho, fez uma apresentação do panorama do município de Barra de São Miguel em relação à sua gestão de resíduos sólidos, destacando as políticas públicas já instituídas e as que estão sendo elaboradas nesse âmbito e a instalação do aterro sanitário do município que tem 50% de obra executada, mas deixando claro o interesse para a parceria entre o Cooperar e o CIGRESCOR, não apenas para o município de Barra. 

 Técnicos e consultores do Cooperar também tomaram a palavra e discursaram sobre as apresentações vistas e sobre experiências vivenciadas, onde, entre eles, o consultor Tarcísio Valério da Costa destacou a inaptidão da maioria dos municípios para captação de recursos, a não adequação de suas gestões e que estes estão passíveis de serem severamente penalizados pelos órgãos competentes. 

 Após as apresentações, os mais de 40 participantes do encontro discutiram a viabilidade da parceria, com uma relevante troca de informações, resultando em falas dos membros do Cooperar que convergiam numa informação: o Cooperar enxergou com bons olhos a ideia e voltará a fazer reuniões para consolidação desta parceria buscada pelo CIGRESCOR.