Notícia

Comitiva de Barra de São Miguel marca presença na cerimonia de entrega do eixo leste da transposição do São Francisco.

por Ascom Publicado em 11/03/2017 às 16:27

Na tarde desta ultima sexta-feira (10), o prefeito João Batista acompanhado de uma grande comitiva, participou da solenidade que marcou a chegada das águas do Rio São Francisco a Paraíba. O evento contou com a presença  do presidente da República, Michel Temer, além de ministros, o governador do estado da Paraíba Ricardo Coutinho a vice-governadora Lígia Feliciano, senadores, deputados e lideranças de toda região.    

A comitiva de Barra de São Miguel encabeçada pelo prefeito João Batista e a ex-prefeita Luci, contou com a presença de vereadores, assessores e lideranças comunitárias, que juntos presenciaram e se emocionaram com o momento histórico para Paraíba.“Sem dúvidas um momento que ficará guardado em nossas mentes, a realização de um sonho a chegada deste bem, essas águas trarão o alento para todos nós, é uma nova história, um novo momento daqui pra frente...” pontuou o prefeito João Batista.   

O governador Ricardo Coutinho, em seu pronunciamento durante a cerimonia, lembrou de nomes importantes que marcam a obra, como os ex-presidentes Dilma e Lula, além de outras personalidades. “Não poderia deixar de lembrar dos presidentes Lula e Dilma Rousseff que fizeram muito pela transposição do Velho Chico. Essa obra vai desenvolver o nosso estado e dar qualidade de vida para a população. Quero também agradecer ao presidente Temer e ao ministro Helder Barbalho pelo trabalho realizado nos últimos meses. Hoje a transposição é uma realidade” disse Ricardo Coutinho. 

A transposição do Rio São Francisco foi pensada no período do império no Brasil, mas foi iniciado em 2007. Cerca de 5,6 mil trabalhadores atuaram, nesta reta final, nos dois eixos de transferência de água (Norte e Leste), ao longo dos 477 quilômetros de extensão do empreendimento. O projeto beneficia mais de 12 milhões de habitantes de 390 municípios dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.    

Segundo informações do Governo Federal, as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco passam pelos seguintes locais no Eixo Norte: Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante (PE); Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro (CE); em São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras (PB). Já no Eixo Leste, o empreendimento atravessa os municípios pernambucanos de Floresta, Custódia, Betânia e Sertânia; e Monteiro, na Paraíba.    

O Eixo Norte tem 260 quilômetros de extensão, as obras nesse trecho apresentam 94,52% de execução e estão previstas para serem concluídas no segundo semestre deste ano, após finalização de serviços necessários à passagem da água do rio. A expectativa é de que ela chegue ao reservatório de Jati (CE) e à Região Metropolitana de Fortaleza ainda neste ano.