Humanização: Barra de são Miguel adere ao selo UNICEF - edição 2017 a 2020.

por ASCOM Publicado em 01/08/2017 às 08:15

Na tarde desta segunda (31/07), o prefeito do município de Barra de São Miguel, João Batista, assinou o Termo de Adesão ao Selo Unicef - Edição 2017 a 2020. O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.São certificados com o Selo UNICEF os municípios que alcançam as pontuações mínimas tanto no eixo das Ações Estratégicas quanto no eixo dos Indicadores de Impacto Social.

Os maiores beneficiados são, sem dúvida, as crianças e adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos. Também ganham as famílias e a comunidade porque, para ganhar o Selo, a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social.

Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência. O trabalho a ser desenvolvido será baseado na ação intersetorial entre Assistência Social, Educação e Saúde. A Articuladora Municipal do Selo será a Assistente Social Vertulina Pinto e a Mobilizadora de Crianças e Adolescentes será Ianne Truta.