Programa Barra Desenvolvendo Neurodiversidade: Inclusão e suporte integral às crianças

Publicado em 07/05/2024 às 15:29

Parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde oferece terapias e apoio multidisciplinar para crianças neurodiversas no sistema municipal de ensino.

Na busca por promover a inclusão e garantir o desenvolvimento integral de todas as crianças, o Programa Barra Desenvolvendo Neurodiversidade vem se destacando como um exemplo inspirador de apoio e suporte abrangente.

Em uma parceria inovadora entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, o programa oferece terapias semanais e uma equipe multidisciplinar altamente qualificada para atender crianças neurodiversas que fazem parte do sistema municipal de ensino.

Com um time composto por psicopedagogas, ATS, psicólogas, nutricionistas, neurocirurgião e pediatra, o programa adota uma abordagem holística, trabalhando não apenas as necessidades específicas de cada criança, mas também oferecendo suporte aos cuidadores e familiares.

As terapias, realizadas em sessões de 40 minutos, abrangem uma variedade de áreas, incluindo habilidades sociais, pedagógicas e estimulação cognitiva. Cada criança recebe um plano de intervenção individualizado, adaptado às suas necessidades e potencialidades.

Além do suporte direto às crianças, o programa também investe na capacitação dos cuidadores da rede, promovendo uma abordagem integrada que envolve escola, profissionais de saúde e família.

Sob a visão do Programa Barra Desenvolvendo Neurodiversidade, cada criança é acolhida em suas potencialidades e limitações, tendo o amor e a ciência como bases fundamentais para o sucesso do projeto.

Essa iniciativa não apenas contribui para o desenvolvimento individual das crianças atendidas, mas também promove uma cultura de inclusão e respeito à diversidade, tornando-se um exemplo inspirador para outras comunidades e instituições.

O Programa Barra Desenvolvendo Neurodiversidade destaca-se como um modelo exemplar de apoio e inclusão para crianças neurodiversas. Com uma abordagem integrada e multidisciplinar, o programa não apenas atende às necessidades específicas de cada criança, mas também promove uma cultura de respeito à diversidade e valorização das potencialidades individuais. Em um cenário onde a inclusão é essencial, iniciativas como essa mostram que é possível construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos.