Saúde: Barra de São Miguel passa a ofertar Teste do Pezinho e Teste da Linguinha

por Assessoria Publicado em 21/10/2019 às 10:44

Na última sexta-feira (18), a prefeitura de Barra de São Miguel deu mais um grande passo importante, dessa vez na área da saúde com a implantação da sala do Teste do Pezinho e da Linguinha. A sala com estrutura moderna está localizada na UBS Dr. Sebastião Pedrosa, sede do município.

O exame é feito em todos os bebês, preferencialmente no período compreendido entre o 3º e o 5º dia de vida. No Teste do Pezinho o sangue é colhido em gotas através do calcanhar do bebê, sem trazer riscos à saúde do recém-nascido e é responsável por detectar doenças nos primeiros dias de vida do bebê, já com o Teste da Linguinha, é possível diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.

O prefeito João esteve presente na realização dos primeiros exames e destacou em suas redes sociais a importância de mais um feito de sua gestão. “Nesta última sexta-feira abrimos a sala para realização de exames do PEZINHO e LINGUINHA, agora não vai mais ser preciso acordar de 03 horas da manhã pra ir a Campina Grande fazer esses exames, porque já estão disponíveis aqui.” Destacou o prefeito, João Batista.